Minha conta Sair
Disney Parques Disney Baby Aniversário Mágico Filmes

A Caravana do Esporte e das Artes iniciou sua turnê anual

O objetivo da Caravana é estimular a prática de esportes, dança e música entre as crianças do Brasil. Para isso, a cada mês, ela estará em uma cidade diferente onde também vai incentivar o cuidado com o meio ambiente. Em sua primeira etapa de 2016, passou pelas cidades de Belém de São Francisco e Petrolina, no estado de Pernambuco. Aprendizado, jogos e diversão com a Caravana!

caravana1

Era uma noite quente em Belém de São Francisco, a primeira cidade visitada em 2016 pela Caravana do Esporte e das Artes de 22 a 25 de fevereiro. Após uma jornada intensa de atividades esportivas e artísticas com propostas educativas direcionadas às crianças “belemitas” – como chamam carinhosamente aos que nascem em Belém de São Francisco –, os moradores se prepararam para uma última noite mágica. Em uma tenda enorme, professores das escolas locais e convidados especiais, entre eles a atriz Gabrielle Vacirca, da série Que Talento!, da Disney, realizaram um espetáculo que combinou ecologia com música. Para terminar, Mickey e Pluto compareceram tocando instrumentos musicais e emocionando a todas as crianças presentes.

caravana2

Na sequência, de 1 a 4 de março foi a vez de Petrolina. Durante três dias, a área montada pela Caravana do Esporte e das Artes com espaços de música, dança e esportes variados, como capoeira, foi o ponto de encontro de centenas de crianças e professores. Além disso, as atividades focadas na proteção da natureza obtiveram um grande sucesso. A atriz Isabella Costa, de Que Talento! foi uma das representantes artísticas presentes.

caravana3

Tanto em Belém de São Francisco como em Petrolina, no estado de Pernambuco, a epidemia do mosquito Aedes Aegypti, que causa as doenças Zika, dengue e chikungunha, é preocupante. Por isso, este projeto social da Disney e ESPN, que conta com o apoio da Unicef, do Instituto do Esporte e da Educação e do Instituto Mpumalanga, realizou nas duas cidades uma campanha de conscientização e prevenção do Zika por meio de métodos divertidos.

caravana4

Em abril, a Caravana visitará novas cidades como: Itaquaquecetuba, no estado de São Paulo, além da cidade do Rio de Janeiro.

Como já falamos, a iniciativa também se dedica ao cuidado com a natureza, realizando atividades com materiais reciclados e ensinando hábitos amigáveis para com o meio ambiente. Um dos orientadores de reciclagem é Denny Neves, professor da Caravana das Artes, que dá dicas de como aproveitar os materiais que seriam jogados no lixo para produzir com eles artesanato da cultura indígena.
caravana5

Além disso, este projeto passa por aldeias indígenas e integra sua cultura e valores para contribuir na formação de jovens responsáveis. Na aldeia Funil, no estado brasileiro do Tocantins, uma pequena comunidade indígena vive da terra e vegetação. Em dezembro, a Caravana visitou a aldeia para reforçar as metodologias educacionais baseadas no esporte e na arte, ferramentas indispensáveis no processo de aprendizado. As pessoas da comunidade não falam português, mas isso não foi um empecilho, pois se comunicavam com os integrantes da Caravana por meio da gentileza, o intercâmbio de expressões cordiais e o amor pela natureza.

caravana6

     Um VIVA para a Caravana!

Comentários