Minha conta Sair
Disney Parques Disney Baby Aniversário Mágico Filmes

Diversão e aprendizagem nas montanhas

No México, os voluntários de todas as idades da Fundação “Grupo para Promover a Educação e o Desenvolvimento Sustentável”, juntamente com os Disney VoluntEARS, viveram um dia em contato com a comunidade de Piedra Grande em Huixquilucan. Eles aprenderam a tirar o máximo partido dos recursos naturais à sua disposição, beneficiando a comunidade local e protegendo o ambiente.

A luz da manhã do sábado 25 de abril caia nas sinais que indicavam a proximidade de Piedra Grande, Huixquilucan, Estado do México. Lá vive uma comunidade de cerca de 600 residentes, que estavam prestes a ser visitados por voluntários da Fundação “Grupo para Promover a Educação e o Desenvolvimento Sustentável” (GRUPEDSAC) e Disney VoluntEARS. Crianças nativas, também comprometidas com a iniciativa, já esperavam com suas camisas de “Amigos pelo mundo”, o projeto de Disney que convida a participar de causas para o meio ambiente.

1Uma vez na aldeia de Piedra Grande, os 36 membros da Fundação conheceram o Centro Ecológico de Desenvolvimento Rural (ASSIGN), um espaço de casas cor amarelo com telhados azuis e brancos, onde, graças a 30 ecotecnias, tudo é sustentável. Os voluntários visitaram as instalações e entenderam como é possível ter um espaço de vida que seja totalmente amigo do ambiente.

Depois, localizados 2.990 metros acima do nível do mar e cercados por montanhas, os visitantes foram divididos em equipes para as atividades planejadas do dia. Por um lado, um grupo foi encarregado de preparar duas hortas, enquanto outro construiu dois fornos secos e, finalmente, o grupo de crianças voluntárias aprendeu jeitos dos meninos da comunidade.

3 2

Em pares, os jovens ajudaram a carregar os troncos de árvores que serviriam como limites de pomares. Uma vez demarcados os pomares, os voluntários usaram pás para encher as estruturas com rocha vulcânica e terra. Em seguida, eles plantaram sementes e cobriram os pomares com redes para protegê-los das intempéries e dos animais. A missão foi cumprida e os sorrisos propagaram-se no ar do verão. Com esta atividade, os voluntários conheceram um pouco mais sobre como os alimentos são cultivados e preservados pelas famílias de Piedra Grande para depois ser consumidos.

4 5

Preparar alimentos cuidando a natureza é possível graças aos fogões secos. Disso tratou-se a atividade desenvolvida pelo outro grupo de voluntários: as famílias locais convideram-os para suas casas, onde criaram um método de fogões ecológicos que cuidam da saúde dos habitantes da fumaça emitida, e que por sua vez protege o meio ambiente, pois permite economia de lenha.

6Finalmente, graças aos especialistas mais jovens da comunidade, as crianças voluntárias também aprenderam a reciclar, plantar e utilizar os recursos que estão ao seu alcance. Primeiro, eles se divertiram segurando vermes em suas mãos, enquanto conheceram da importância desses animais invertebrados para fazer compostagem. Além disso, os pequenos guardiões da natureza fizeram e decoraram suas próprias “flowerpots” de PET, feitas de garrafas plásticas usadas e decoradas com pintura laranja ou verde. Uma vez terminadas, as crianças plantaram ali legumes para trazê-las para casa.

No meio da tarde, os visitantes se despediram de Piedra Grande, mas não antes de salvar em seus corações um punhado de ensinos sobre cuidados ambientais e um monte de aventuras em equipo para compartilhar em casa.

 

Fundação “Grupo para Promover Educação e Desenvolvimento Sustentável”

A Associação Civil executa programas que geram a consciência ambiental e fomentam a auto-suficiência e o cuidado dos recursos naturais, especialmente nas áreas rurais e pobres.

Comentários