Minha conta Sair
Disney Parques Disney Baby Aniversário Mágico Filmes

Toda uma vida dedicada à proteção da biodiversidade

Jane Goodall compartilhou sua paixão e sabedoria com centenas de crianças.
janegoodall3Com 81 anos de idade e 55 de atividade desde que iniciou suas pesquisas revolucionárias na África, a primatóloga, etóloga, antropóloga e mensageira da paz da ONU, Jane Goodall, visitou a Argentina para ajudar a “entender e conhecer os problemas que ameaçam os seres vivos e a sobrevivência da vida na Terra”. O Inspire-se, Disney Cidadania, por meio de sua iniciativa Amigos Transformando o Mundo apoiou esse encontro inesquecível.
É uma manhã ensolarada no Bioparque Temaikèn, ao norte de Buenos Aires. Dani Martins, apresentador do Pijama Party, do Disney Channel Latinoamérica, dá as boas-vindas às mais de 400 crianças e jovens líderes de diferentes organizações e escolas do país: “Hoje vou acompanhar vocês para compartilhar ideias e projetos que nos inspirem a continuarmos comprometidos em fazer um mundo melhor juntos”, anuncia, “mas antes vamos receber a maior embaixatriz da preservação da biodiversidade. Jane Goodall”.janegoodall2
Ela se aproxima, agradece pelo lindo dia, pela emoção da criançada e oferece uma saudação “muito especial”, imitando o som dos chimpanzés. Em seguida, com um macaco de pelúcia entre as mãos, senta para ouvir os projetos ambientais apresentados por vários grupos.
As crianças se alternam ao microfone e contam a todos sobre seu trabalho. Desde o planejamento para a preservação das borboletas até caixas para separar o lixo, uma horta orgânica, livros sobre espécies em perigo de extinção, refúgios para cães, estufas para a comunidade Wichi ao norte da Argentina ou um habitat para os macacos carayá. O entusiasmo e a alegria dos jovens protagonistas da mudança se espalham por toda a sala de reuniões do Bioparque.
Frame_Grabs_03_103-2_(1)“Estou fascinada com estes projetos”, diz Jane após o término da exposição. “Este é o significado da minha vida: ver tudo o que os jovens fazem pelo mundo que habitam”. Depois, lembra sobre a origem do programa educativo, mundial e humanitário Roots & Shoots do Instituto Jane Goodall. “Há 25 anos éramos apenas 12 pessoas”, acrescenta, “E agora somos mais de 100.000 em 139 países. Fica cada vez mais evidente a importância de protegermos mutuamente: nós mesmos, os povos nativos, as pessoas privadas de sua liberdade, os mascotes e espécies silvestres”. As crianças e os jovens escutam com bastante atenção suas palavras.
“Amo os animais desde que nasci”, afirma Jane, que passava horas observando as minhocas, ou esperando até uma galinha botar um ovo. “Tive uma mãe maravilhosa que sempre apoiou todos os meus sonhos. Inclusive quando me diziam que estava errado, que esse tipo de coisas não era para meninas, que eu devia sonhar com coisas ‘mais realistas'”, relembra. “‘Se você realmente quer realizar uma carreira científica…’, me disse ela um dia, ‘vai ter que se esforçar bastante para conseguir. Aproveitar todas as oportunidades ou criá-las você mesma. E o mais importante – não desistir.'”, lembra Jane, com um sorriso e a voz emocionada. “Quando os jovens têm conhecimento e estão aptos, quando percebem que suas ações realmente fazem a diferença, eles podem mudar o mundo”, acrescenta com convicção.
janegoodall1Após a participação do músico Miguel Brea junto com Sol Storni – que convidam a todos para criar uma canção coletiva – as crianças pegam pedacinhos de tecido onde escrevem seus compromissos para tornar o mundo um lugar melhor e os levam até a “Praça das sensações”, de Temaikèn, onde os colocam na silhueta de um macaco carayá, espécie nativa da região.
Jane também escreve sua mensagem: “A cada dia, devo me esforçar ao máximo para tornar este mundo um lugar melhor para todos os seres vivos”.

A Disney trabalha há anos em parceria com o Instituto Jane Goodall. Por exemplo, por meio do Disneynature grande parte da arrecadação do filme “Chimpanzés” foi doada para que o IJG possa continuar protegendo essa espécie. Além disso, a empresa por meio do Disney Conservation Fund, faz doações periódicas a essa organização para seu trabalho de preservação.LOGO_ARHGENTINO_PRINT copia

Comentários